O pensamento sobre essa relação veio do trabalho desenvolvido no Portal .periodicos. CAPES.
Pode a arquitetura de informação influenciar no marketing da informação? De que modo se dá essa influência?
Certamente vemos que websites com uma boa arquitetura de informação tem mais acessos e/ou são mais procurados. A partir desta observação, podemos afirmar que há uma relação. Mas marketing não é só promoção como já afirmou Sueli A. do Amaral em seu último artigo na Informação e Sociedade.
Então como aproveitar a arquitetura de informação para fazer o marketing de informação de um website? Como se dá esse planejamento a partir destas duas óticas?
1 comentário:
Olá Katyusha, estou desenvolvendo junto com uma colega também bibliotecária uma análise baseada em arquitetura de informação no Portal de Periódicos da Capes. Primeiramente foi constatado que há uma sub-utilização do portal pelos pesquisadores brasileiro, isso pôde ser percebido através do próprio portal onde são apresentadas algumas estatísticas.
Foi realizada ainda índices de citações onde foi percebido que a grande maioria das citações foram de artigos de periódicos fora do Portal Capes. Essa foi a primeira etapa da pesquisa, agora estamos buscando as causa dessa sub-utilização visto que o Portal possui muito material relevante, acreditamos que posse ser a arquitetura de informação que não tem contribuido para um uso mais efetivo dos recursos. Parabéns pelo seu blog!
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