Uma questão muito polêmica ronda de perto esta pergunta. É uma questão muito difícil de responder porque a informação é o objeto de estudo de diversas áreas. A diferença, se é que existe, é o foco que se dá ao objeto. Tendo esse pensamento como guia da discussão, me pergunto se as pessoas que trabalham com a informação pensam nesta questão. Dependendo do que se pretende fazer, o profissional responsável pela atividade pode ter formações acadêmicas diferenciadas. De bibliotecários, jornalistas, publicitários, pedagogos, psicólogos, arquitetos, analistas a um número sem fim de profissionais. Tudo bem que informação hoje pode valer muito mas de adianta advogar ou tomar para si o cargo de "profissional da informação" se o foco for diverso da sua área de formação. Se isso fosse irrelevante não seria necessário passar anos estudando um curso, estudaríamos uma área geral. "Quero fazer informação como curso superior" Ótimo, mas o que estudar sobre ela? Não acredito em uma pessoa que estude TUDO, ou saiba TUDO, afinal o conhecimento cresce a cada dia. Por isso diferentes formações e pontos de vista. É preciso reconhecer competências.
Gestão do Conhecimento, da Informação, Usabilidade, Arquitetura de Informação, Ciência da informação, Biblioteconomia, Mídia... Este é o espaço da informação.
12.11.07
21 dicas para conservar seus livros e sua biblioteca
21 dicas para conservar seus livros e sua biblioteca
(MARTINS, Alessandro apud Dados em Comum)
(MARTINS, Alessandro apud Dados em Comum)
- Grandes quantidades de livros são pesadas. Dê atenção a espessura das prateleiras.
- O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microorganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.
- Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.
- Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.
- Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida).
- Faça uma vistoria anual. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.
- Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.
- Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.
- Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.
- Não use clips como marcador de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.
- Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.
- Bibliotecas devem ser freqüentadas. Nem pense em porões. Baixa freqüência de pessoas aumenta a incidência de insetos. Considere um tratamento anual contra traças.
- Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos.
- Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato direto com as de couro.
- Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.
- Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.
- A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.
- Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e entorta as capas.
- Se for um livro antigo ou de algum outro valor ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.
- Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação.
- Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)