20.11.08

Librarian's Internet Index


O Google tem sido a ferramenta de busca mais utilizada da história. Basta perguntar a qualquer um onde buscar a informação que a resposta será sempre a mesma. No entanto, apesar desta maravilha ser muito eficaz e rápida ainda nos deparamos com o "lixo" que acaba poluindo nossos resultados de busca.
Uma iniciativa muito interessante pode ser vista na url http://lii.org/. O Librarian's Internet Index é uma ferramenta mantida por bibliotecários com o objetivo de" acabar" com esse lixo.
São considerados na escolha, entre outras coisas, a acessibilidade em relação à gratuidade dos conteúdos, a credibilidade das informações, a qualidade gramatical dos textos, as ligações com outros sites (devem ser para páginas com assuntos relacionados), o design apropriado ao seu público, a boa navegabilidade e a legalidade em relação à aplicação correta dos direitos autorais.

Por conta dessa rigorosa seleção, a quantidade de registros disponíveis é bem menor que a do Google. Atualmente, o LII é administrado pela Biblioteca Pública Estadual da Califórnia.


Referência: http://wl.blog.br/page/2

Sem comentários: