23.2.09

Sistemas de informação e seus usuários


O desenvolvimento de sistemas de informação é algo complexo que envolve inúmeros fatores e fundamentalmente o conhecimento de todo o contexto que gerou a necessidade de desenvolver o sistema.
O planejamento de um sistema de informação e/ou website envolve várias etapas que vão desde conhecer o fluxo de trabalho que o sistema deve facilitar - seu maior objetivo - até as tecnologias envolvidas - que podem impactar o sistema.
O principal, acredito, é conhecer as necessidades de quem vai trabalhar diariamente com o sistema e alimentá-lo e também quem vai consultar o sistema. As necessidades de informação e de uso do mesmo podem impactar sensivelmente no planejamento e gestão deste SI. Estas questões são muito importantes mas nem sempre são consideradas.
Sabe aquela história de informação pela metade? Sabe mais ou menos o que é, mais ou menos como funciona, conhece mais ou menos a equipe que trabalha com aquilo (aquilo do qual se sabe mais ou menos) e propõe algo genérico que atende em parte mas que é tão complicado usar e faz gastar tanto tempo quanto aquele que já era gasto que é deixado de lado. Ou que continua apresentando problemas - talvez até tenha trazido outros mais - porém, definitivamente, não trouxe solução.
O planejamento de um SI deve ser bem feito. É preciso consciência de que o planejamento gasta mais tempo que implementação, que planejamento bem feito é demorado porque deve considerar vários fatores envolvidos, não apenas uma situação específica mas todo o contexto, toda circunstância que envolve a situação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de apresentar a você meu Trabalho de Conclusão de Curso "Bibliotecas Públicas do Brasil: passado, presente e futuro", orientado pela Prof.ª Dr.ª Iara Conceição B. Neves, do Departamento de Ciências da Informação, da UFRGS, que encontra-se depositado na Biblioteca Digital Cypedia: http://www.cipedya.com/web/filedetails.aspx?idfile=176681

Abraço. Alexsander Ribeiro.