15.11.08

Relação entre o Marketing da Informação e a Arquitetura de informação de websites

O pensamento sobre essa relação veio do trabalho desenvolvido no Portal .periodicos. CAPES.
Pode a arquitetura de informação influenciar no marketing da informação? De que modo se dá essa influência?
Certamente vemos que websites com uma boa arquitetura de informação tem mais acessos e/ou são mais procurados. A partir desta observação, podemos afirmar que há uma relação. Mas marketing não é só promoção como já afirmou Sueli A. do Amaral em seu último artigo na Informação e Sociedade.
Então como aproveitar a arquitetura de informação para fazer o marketing de informação de um website? Como se dá esse planejamento a partir destas duas óticas?

1 comentário:

Rafael Marinho disse...

Olá Katyusha, estou desenvolvendo junto com uma colega também bibliotecária uma análise baseada em arquitetura de informação no Portal de Periódicos da Capes. Primeiramente foi constatado que há uma sub-utilização do portal pelos pesquisadores brasileiro, isso pôde ser percebido através do próprio portal onde são apresentadas algumas estatísticas.
Foi realizada ainda índices de citações onde foi percebido que a grande maioria das citações foram de artigos de periódicos fora do Portal Capes. Essa foi a primeira etapa da pesquisa, agora estamos buscando as causa dessa sub-utilização visto que o Portal possui muito material relevante, acreditamos que posse ser a arquitetura de informação que não tem contribuido para um uso mais efetivo dos recursos. Parabéns pelo seu blog!