30.5.06

Gestão estratégica da informação


Sexta-feira passada apresentei um trabalho junto com alguns colegas da pós sobre a gestão estratégica da informação (pedirei autorização a eles para depois disponibilizar o trabalho aqui). Foi um trabalho que na verdade era a exploração de um texto de CARVALHO, ANDRADE e ESCRIVÃO FILHO, mas que tomou tal forma (muita contribuição do interesse do grupo em saber mais sobre o tema e explorá-lo contribuiu para isso) que creio que poderia ser o trabalho de um semestre inteiro.

Abarca o desenvolvimento e surgimento de estratégias para tomada de decisão, planejamento e gestão da informação, monitoramento ambiental da informação (importantíssima fonte para tomada de decisão), tipos de sistemas de informação e principalmente a tomada de decisão.
Coube a mim e uma colega do Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação, Fernanda Cordeiro, apresentar a parte sobre monitoramento ambiental, ou seja, o fluxo de informação dentro e fora do ambiente empresarial, fontes de informação que podem ser utilizadas (dentre colégio invisível, mercado, clientes, fornecedores, eventos, bases de dados, associações, etc). Muitas citações a CHOO, a WILSON, DAVENPORT e MORESI, para interpretação dos tipos de ambientes que podem e devem ser monitorados para que o planejamento estratégico possa fundamentar-se e as decisões possam ser tomadas baseadas em critérios sólidos (ou menos infundados).
Vale a pena ler os textos citados e se aprofundar.

Sem comentários: