11.5.06

Fluxo da informação sem barreiras


A serendipidade é uma coisa incrível, principalmente na Internet, não? Procuramos por algo e encontramos outro. Tenho o costume de procurar novidades relacionadas a gestão do conhecimento, fluxo de informação, arquitetura de informação, dentre outros. Ontem recebi um e-mail de um colega da lista Bib_virtual do qual participo, intitulado Direito autoral flexível ganha espaço na net. O artigo fala de uma empresa que está sendo criada para oferecer música livremente pela internet, se apoia em índices de mercado onde afirma que

Em vez de vender CDs, a gravadora vai disponibilizar os álbuns de seus artistas gratuitamente no site, atualmente em construção. "A idéia surgiu pela observação do mercado, porque vender CDs já não lá lucro há muito tempo(...)" afirma Fernando Ceal.

O dinheiro surgirá de outras formas, mas o conceito de disponibilizar informação é muito intessante. Ok! Música é sentimento, mas música descreve sentimento. Então é informação sobre sentimento. No fim, é informação! O combate a pirataria é uma mega campanha, que no final não atinge seu objetivo. Não conseguem barrar essa informação (muito menos os preços baixos praticados pela possibilidade que a cópia oferece), as fronteiras para ela não existem.

Outro artigo que li O que é Freedom Toaster? aborda o uso de quiosques de copiadoras de CDs, onde as pessoas podem copiar o que quiserem. Imagine o fluxo de informação? Conseguiu? Ainda não consegui concretizá-lo. Pense em quanta informação disponível. Será que a gestão da informação ainda precisa de defensores para que as pessoas saibam que ela é fundamental? Os futuros gestores, provavelmente inúmeros bibliotecários, terão muito trabalho. Mas nada de guardar livros. Nosso trabalho será pensar. E muito. Pensar em como organizar o conhecimento que surge a cada dia, a cada hora e segundo.

Sem comentários: