26.10.05

RSS é um tipo de DSI

Há um mês atrás, um amigo me apresentou o site www.netvibes.com. Ele é uma start page, ou seja, um agregador de notícias que você pode configurar do jeito que quiser. Segundo um amigo, Gustavo Moura, envolve conceitos de Rich Internet Applications e aplicação de AJAX. (se alguém se interessa por tecnologia vale a pena procurar saber mais a respeito) Enfim, pra configurar esse maravilhoso agregador é preciso apenas cadastrar os endereços das páginas que vc quer que apareçam nesta sua start page.
Bem, só que para isso o site que vc deseja cadastrar deve ter um RSS que é um arquivo gerado por alguns sites em formato de ficheiro sobre os assuntos que este contém, geralmente em XML. O arquivo é atualizado automaticamente sempre que houver alterações no site. Por meio da Start Page é possível verificar o conteúdo de vários sites de uma vez.
Olhando de perto, isso me é familiar. E pra você? Não parece um serviço de Disseminação Seletiva de Informação - DSI? Mera coincidência? A página que carrega vários RSS serve como referência, onde o usuário pode cadastrar suas preferências de leitura e ter as atualizações à mão. Essa é uma ferramenta e tanto na mão de bibliotecários de referência e os sites estão descobrindo-a agora. Segundo a IDG Now! "Ao usar o RSS, você não precisa visitar todos os seus sites favoritos para saber o que eles publicaram, pois um software o avisa toda vez que uma nova informação for publicada."

Creio que muito do que nós, bibliotecários, aprendemos na academia está apenas mudando de nome e informatizando-se.

3 comentários:

Anónimo disse...

Seja bem-vinda ao "digimundo" ;-)

Por falar em RSS, libera o seu pra gente adicionar as nossas start pages ;-)

O rss do seu blog é o http://katyushasouza.blogspot.com/atom.xml

Boa sorte com o novo blog!

[]'s

Gustavo Moura
www.gmoura.com

Anónimo disse...

tem outro serviço bem interessante: www.bloglines.com. Mesma idéia: RSS, ATOM, e outros feeds, organizados em pastas, listas etc, e com a possibilidade de você integrá-los ao layout do blogger.com

Ricardo
www.desvelare.com

Anónimo disse...

Comparando com os serviços oferecidos por unidades de informação, eu diria que RSS estaria mais para os serviços de alerta. No caso do DSI pressupoe o atendimento de um perfil do usuário.

Robson