14.10.05

Arquitetura de informação é Biblioteconomia?

AI é a sensação do momento. Aliada a Usabilidade e Ergonomia tem sido ditada como extremamente necessária na construção de websites. É claro que no meio caótico da Internet alguém que se predisponha a organizá-la será sempre bem vindo mas afinal, o arquiteto de informação faz o quê? Quem é ele?
Analisar o fluxo de informação, fluxo de navegação de webistes, trabalhar com a hierarquia de informação do conteúdo do website... É o bibliotecário virtual! É ele quem vai auxiliar o usuário a encontrar o que procura!
É, o termo bibliotecário hoje não condiz muito à realidade. Digo isso porque a formação do bibliotecário hoje não está voltada somente para livros. Formação? Sim, bibliotecário tem formação e de nível superior. São 4 anos de estudos sobre filosofia, literatura, análise e controle de informação (que envolve as clássicas matérias de classificação, catalogação e indexação), estudos de usuários, administração, planejamento e gerência de sistemas de informação, serviços de informação, planejamento e elaboração de bases de dados e outras específicas que dependem da área em que o profissional pretende atuar. Essas áreas vão desde áreas muito especializadas como Medicina, Direito, Engenharia e Ciência da Computação até Artes, Cultura e Marketing. O campo de atuação para o bibliotecário não tem limites. Aliás, o limite é a imaginação deste profissional.
Com o peso do tradicionalismo nas costas destes profissionais, as novas tecnologias parecem não abarcar essa área, o que vem prejudicando a imagem dos novos profissionais que entram no mercado pensando justamente em fazer a união entre estes dois: tradição e tecnologia.
Nós, profissionais da informação, temos uma longa jornada pela frente. A discussão na área sobre a mudança de nome do curso de Biblioteconomia para Ciência da Informação é apenas o começo.

Escrevi um artigo para o Webinsider sobre o Bibliotecário e o Arquiteto.
Bibliotecário é Arquiteto de Informação, sabia?.

Sem comentários: