21.4.09

Conselho, Associação e Sindicato

Há um tempo fiquei com dúvidas sobre a atuação de cada um destes (conselho, associação e sindicato) em conversa com um amigo, Massayuki Franco, e fui atrás, fazer um levantamento, pra entender melhor a relação entre um e outro. Encontrei o texto abaixo mas agora não me recordo de onde foi (que falha!). Enfim, acho que é interessante pelo menos ter idéia da atuação de cada um.

Conselhos: os conselhos regionais foram criados para regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional. São entidades fiscalizadas pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior: dele emanam resoluções para os regionais. Cabe a ele julgar em grau de último recurso procedimentos éticos e administrativos. Os conselhos regionais têm seu espaço de atuação delimitado por leis constitucionais. Muitas vezes, estão impedidos legalmente de fazer mais pela profissão, senão estarão invadindo a área de outras instituições, como associações e sindicatos.
Associações: são sociedades de cunho científico criadas com o objetivo de auxiliar os profissionais e estudantes com atividades que agreguem valor aos seus currículos, como cursos, palestras, congressos e jornadas, encontros, simpósios e demais eventos científicos.
Sindicatos: têm como missão principal a luta pela melhoria das condições de trabalho, da remuneração dos profissionais, das relações entre proprietários de empresas privadas, públicas e colaboradores, e à defesa da classe, entre outras atividades. Elas têm como atribuição específica verificar jornada ideal de trabalho do profissional, piso salarial, acordos anuais, fazendo prevalecer todos os direitos trabalhistas garantidos pela CLT.

Depois desse levantamento, fiquei com a sensação de que o que falta à classe são sindicatos. O que acham?

1 comentário:

Mosca disse...

A grande diferença é que os sindicatos podem representar legalmente a categoria nas negociações salariais, por exemplo.