28.4.09

Boletim 2 - WWW2009, a Conferência Mundial da Web

Alguém sabe dizer sobre o último informe? Estou aguardando ansiosa.

---------- Forwarded message ----------
From:
Date: 2009/4/24
Subject: [W3C.br] Boletim 2 - WWW2009, a Conferência Mundial da Web
To: w3cbr-l@nic.br

W3C Escritório Brasil
Informe 2 - 24 de abril de 2009


Acaba hoje, 24, a WWW2009, a mais importante conferência mundial
sobre a web, em Madri, Espanha.

Alguns destaques rápidos desde o Informe número 1 que cobriu os 2 primeiros dias:

1) A web completou 20 anos de existência, desde que foi inventada por Tim Berners-Lee. Apesar de tanto tempo, Tim ainda é a grande estrela no circuito. No período do evento em Madri, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Politécnica de Madri. Foi o palestrante de destaque em duas sessões, além de particpar ativamente de várias sessões.

2) Alguns temas foram o centro da conferência e apoontam para o que será o foco da web no futuro: Web semântica e liked data; as diversas dimensões de Search (engine, optimization), mobile web e redes sociais. Particularmente um expoente inesperado: os widgets terão um impacto em Mobile web tanto quanto o Ajax teve para a Web.

3) E não foi diferente do esperado. As operadoras, em um painel específico sobre elas e a web, fecharam questão que no que depender delas não existirá "open data". "Os meus bits são meus". E mais, não existe rede social de graça, alguém tem que pagar a conta. "There is no free lunch". Nada de novo, certo?

4) Vinton Cerf, um dos pais da Internet, em painel destacou o crescente volume dos vídeos na Internet. São 15 horas de novos vídeos postas por minuto no YouTube. Mas prevê que o modelo de "streaming de vídeo" não terá muito futuro. O negócio deverá mover-se para a transferência de arquivo de fato.

5) E começa um movimento para a existência da Ciência da Web. Assim como no passado criou-se a Ciência da Computação e a Ciência da Informação, há muitos defendendo a especificidade e a multidisciplinaridade do que seria a "Ciência da Web".

Aguarde informações mais detalhadas e links e demos interessantes após o final da Conferência hoje.

equipe W3C Brasil
na conferência WWW 2009
Madri, Espanha
______________________________
Lista de notícias do W3C Escritório Brasil
w3cbr-l@nic.br
https://mail.nic.br/mailman/listinfo/w3cbr-l

Sem comentários: