20.11.08

Librarian's Internet Index


O Google tem sido a ferramenta de busca mais utilizada da história. Basta perguntar a qualquer um onde buscar a informação que a resposta será sempre a mesma. No entanto, apesar desta maravilha ser muito eficaz e rápida ainda nos deparamos com o "lixo" que acaba poluindo nossos resultados de busca.
Uma iniciativa muito interessante pode ser vista na url http://lii.org/. O Librarian's Internet Index é uma ferramenta mantida por bibliotecários com o objetivo de" acabar" com esse lixo.
São considerados na escolha, entre outras coisas, a acessibilidade em relação à gratuidade dos conteúdos, a credibilidade das informações, a qualidade gramatical dos textos, as ligações com outros sites (devem ser para páginas com assuntos relacionados), o design apropriado ao seu público, a boa navegabilidade e a legalidade em relação à aplicação correta dos direitos autorais.

Por conta dessa rigorosa seleção, a quantidade de registros disponíveis é bem menor que a do Google. Atualmente, o LII é administrado pela Biblioteca Pública Estadual da Califórnia.


Referência: http://wl.blog.br/page/2

17.11.08

Transformações no mercado de trabalho

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351846.shtml

Segundo Gilson Schwartz, em As Profissões do Futuro, "Para competir no mercado de trabalho, não basta ter uma competência, é preciso ser competitivo, ou seja, estar disposto a reformular e atualizar continuamente conhecimentos, habilidades e atitudes."

Uma matéria muito interessante da Folha Online, levanta questões que são sentidas por quem atua no mercado de trabalho privado, principalmente com tecnologia.

15.11.08

Relação entre o Marketing da Informação e a Arquitetura de informação de websites

O pensamento sobre essa relação veio do trabalho desenvolvido no Portal .periodicos. CAPES.
Pode a arquitetura de informação influenciar no marketing da informação? De que modo se dá essa influência?
Certamente vemos que websites com uma boa arquitetura de informação tem mais acessos e/ou são mais procurados. A partir desta observação, podemos afirmar que há uma relação. Mas marketing não é só promoção como já afirmou Sueli A. do Amaral em seu último artigo na Informação e Sociedade.
Então como aproveitar a arquitetura de informação para fazer o marketing de informação de um website? Como se dá esse planejamento a partir destas duas óticas?