19.5.07

Oportunidades que estão surgindo

Esta semana participei do Ciclo de Palestras sobre Gestão da Informação, promovido pelo Information Resource Center da Embaixadada Americana aqui em Brasília. As palestras deram enfoque à AI. Tivemos palestras sobre ontologia, web semântica, estudo de caso e até a presença de uma arquiteta de informação da Walt Disney.
Poucas novidades para quem já atua na área há algum tempo. O que mais me deixou animada foi saber que a AI está sendo desenvolvida e respeitada em órgãos publicos, o que pode ser comprovado na palestra realizada pela Flávia Macedo, servidora do Tribunal de Contas da União. Ela também apresentou uma palestra sobre o trabalho que vem desenvolvendo no TCU no 1º Seminário de Gestão da Informação Jurídica em Espaços Digitais e agora com as novidades nesta palestra.
Outra presença também interessante foi a do Prof. Dr. Ailton Feitosa, autor do livro "Organização da Informação na Web" que também esteve no Seminário Sobre Informação na Internet, que contou com a presença dos grandes como Google e Yahoo!. De acordo com Feitosa,
o mercado está se abrindo para os profissionais da informação e é interessante ficar atento às oportunidades que estão vindo camufladas com nomes diferentes dos já tradicionais mas que no fim envolvem estudos de métodos de organização da informação a fim de recuperá-la de forma mais fácil.

2 comentários:

Renato Carvalho disse...

Esse lance da AI estar sendo respeitada e requerida cada vez mais pelos órgãos públicos é bem legal mesmo.
A equipe Web do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior também tem arquitetos de Informação.
Acho muito importante todos os órgãos trabalharem com profissionais de AI. Dessa forma facilitará o acesso de todos às informações de forma organizada e estruturada. Além de vários outros benefícios.

Anónimo disse...

Falando em AI, dêem uma olhada nessa tecnologia. Ela faz Web Semântica através de AI. Melhor, tudo em português!