7.6.06

Muita informação "informa"?

Há alguns dias, ao elaborar um wireframe uma dúvida cruel: será que tanta informação é necessária? A questão se resumia no seguinte: o usuário deveria visualizar os dados de cada registro para que soubesse as alterações que deveria fazer quando acessasse a edição de conteúdo do registro.

É complicado definir o que o usuário poderá visualizar mas é uma velha briga dentro da área, associando a questão à da censura. Mostrar todo conteúdo mesmo que confunda o usuário? Esconder conteúdo? Sou a favor de mostrar o importante criando níveis de aprofundamento, pois assim o usuário poderá assimilar todo o conteúdo que deve ser informado, mas também ter uma visão geral e se quiser, se aprofundar.

Mas como dar a oportunidade ao usuário de escolher o que quer ver? Funciona quando já existem informações na tela e filtros para que o usuário escolha o que e como deseja visualizar. Mas se os filtros não existem, é muito importante que os profissionais da informação considerem para quem está sendo feito o sistema ou a arquitetura do site. Nesta parte o estudo do usuário é fundamental.

Achei um texto interessante do André Azevedo que vale a pena ser lido: Quando proibir é divulgar, e informar é censurar.

1 comentário:

Anónimo disse...

acho que poderia ser elaborado um mapa de idéias ligadas às outras:

em um balão, escreva no centro o objetivo da página

preencha com balões ao redor, os componentes fundamentais para essa tarefa (no caso de login: recuperar senha, caixa de nome, senha)

preencha o segundo nível com os elementos-padrão das páginas (logo, menu, rodapé, etc) - elementos que já foram acordados de serem essenciais nas outras páginas

muita informação não informa: ninguém aguenta/quer ler, principalmente em monitor de computador.

o que vier além disso, é pra passar o machado!