30.11.09

Assinado acordo de cooperação técnica entre UAB e CFB

No dia 29 de outubro, o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) assinou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) um acordo de parceria para implantação do curso de Biblioteconomia na modalidade à distância no Brasil.
Segundo a Presidente do CFB, Nêmora Rodrigues, o acontecimento é um marco na história do ensino e, consequentemente, da profissão de bibliotecário no país: “enquanto outras profissões estão sendo surpreendidas pela proliferação de cursos de educação a distância, a Biblioteconomia acompanha a evolução da educação e do uso das ferramentas tecnológicas, garantindo, antes de tudo, a qualidade do curso a ser oferecido”, ela afirma. “Somente os cursos em EAD acompanhados pelo Sistema CFB/CRB terão os profissionais egressos registrados nos conselhos regionais”.
Para operacionalizar esse trabalho junto à Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes) foram observados pressupostos da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), bem como diretrizes curriculares elaboradas para a graduação em Biblioteconomia estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Para isso foram adotados seis eixos temáticos:
  1. Fundamentos teóricos da Biblioteconomia e Ciência da Informação
  2. Organização e representação da informação
  3. Recursos e serviços de informação
  4. Gestão da informação
  5. Tecnologias de informação e comunicação
  6. Políticas e gestão de unidades, sistemas e serviços de informação
O projeto pedagógico está sendo acompanhado por um grupo de trabalho composto por bibliotecários doutores com elevada produção científica em cada um dos eixos citados para atuar junto à UAB, que são:
  1. Prof.ª Dra. Henriette Ferreira Gomes (UFBA) - Fundamentos teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação;
  2. Prof.ª Dra. Lídia Alvarenga (UFMG) e Prof. Dr. José Augusto Guimarães (UNESP/
    Marília) - Organização e representação da informação;
  3. Prof.ª Dra. Helen Beatriz Rozados (UFRGS) - Recursos e serviços de informação;
  4. Prof.ª Dra. Marta Lígia Pomim Valentin (UNESP/Marília) - Gestão da informação;
  5. Prof.ª Dra. Sely Maria de Souza Costa (UnB) - Tecnologia de informação e comunicações e
  6. Prof.ª Dra. Célia Regina Simonetti Barbalho (UFAM) - Políticas e gestão de unidades, sistemas e serviços de informação.
A previsão de início da primeira turma do curso é março de 2010.

Sem comentários: