28.11.07

Quem é, afinal, o profissional da informação?

Uma questão muito polêmica ronda de perto esta pergunta. É uma questão muito difícil de responder porque a informação é o objeto de estudo de diversas áreas. A diferença, se é que existe, é o foco que se dá ao objeto. Tendo esse pensamento como guia da discussão, me pergunto se as pessoas que trabalham com a informação pensam nesta questão. Dependendo do que se pretende fazer, o profissional responsável pela atividade pode ter formações acadêmicas diferenciadas. De bibliotecários, jornalistas, publicitários, pedagogos, psicólogos, arquitetos, analistas a um número sem fim de profissionais. Tudo bem que informação hoje pode valer muito mas de adianta advogar ou tomar para si o cargo de "profissional da informação" se o foco for diverso da sua área de formação. Se isso fosse irrelevante não seria necessário passar anos estudando um curso, estudaríamos uma área geral. "Quero fazer informação como curso superior" Ótimo, mas o que estudar sobre ela? Não acredito em uma pessoa que estude TUDO, ou saiba TUDO, afinal o conhecimento cresce a cada dia. Por isso diferentes formações e pontos de vista. É preciso reconhecer competências.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com você. Aproveito para agradecer seu comentário em meu blog e pude conhecer o seu também e gostei bastante. É sempre bom aumentar nossos conhecimentos. Estarei sempre por aqui.
Abraços e um ótimo ano.
Roseli

Mestre Filipe e as Suas Marionetas disse...

Olá Boa Tarde,

Começo por felicitar este blog, felizmente há cada vez actividades nas e para as Bibliotecas; com a participação de Leitores, Bibliotecários, Professores, Educadores, Pais e filhos. Precisamos sempre de mais educação, cultura e informação, e os blogs são um bom meio para isso.

Aproveito para vos convidar a espreitar o blog www.mestrefilipe.blogspot.com e conhecerem ou recordarem o nosso trabalho. E claro, como um dos sítios onde trabalhamos à já vários anos é nas bibliotecas, a colocarem um link ou a publicitarem o nosso blog no vosso, para que possamos levar os nosso espectáculos de sensibilização à leitura em Livros Bidimensionais, cada vez mais longe e a mais crianças e jovens do pais.

Ate sempre.