3.10.06

Tecnologia X Conhecimento Humano

Quando é que as pessoas vão entender que o conhecimento humano está acima da tecnologia? Que de nada adiantam sistemas complexos que realizam tarefas rapidamente se não há conhecimento que sirva para usar e principalmente para armazenar nestes sistemas. De quê me adianta um banco de dados repleto de funções e aplicativos eficientes se não existem informações para serem buscadas ou armazenadas. Eis o poder do homem: gerar conhecimento. A tecnologia é mero artifício.
Lendo atualmente: Ecologia da Informação de Thomas Davenport.

7 comentários:

Anónimo disse...

O bom e velho Davenport! hehe

Realmente, ainda hoje temos tecnologia desenvolvida para o próprio desenvolvedor, quando na verdade o correto seria colocar o usuário em primeiro lugar.

Anónimo disse...

Faltam ainda, sistemas que avaliem de forma criteriosa a experiença com usuario. Belo Post!!!

Abraços

Anónimo disse...

Opa, desculpe, erro de digitação...é experiência.

Abraços

Anónimo disse...

Oi Katyusha! Talvez essa supervalorização da "ferramenta" e do "sistema" seja reflexo de um pedestal onde as pessoas que trabalhavam com TI ficavam antigamente. Como diria o Padre Quevedo: "isso non ecsiste!"

Anónimo disse...

Ola, Katyusha!

O negócio é que mesmo sistemas complexos e cheio de funções, não pode analisar e trabalhar com variaveis que ele não conheça e que não possa transformar em números, o que nos fazemos sem perceber e sem muito esforço, pois como vc mesmo disse, podemos gerar conhecimento, e os sistemas somente informação...

Parabêns pelo Blog

André

Mona Azevedo disse...

oi!
estou passando rapidamente... pra dizer q se ublog eh interessante! vou passar aqui mais vezes e esperotrocar ideias com alguemcomovc... (inteligente e com amor a bibliteconomia)

=*

Moisés Costa disse...

Oi Katyusha, bom dia.
Acho que esta tendência a valorizar mais a tecnologia que a mente humana vem também de alguns autores iniciantes na área de GC.
Essa de que conhecimento explícito está em ferramentas de trabalho, faz com que estas tenham um valor equiparado à mente.
No meu ponto de vista, mente gera conhecimento, ferramentas de TI armazenam dados e informação, só isso.
Abraços e parabéns pelos su blog, tenho passado aqui constantemente.
Abraço