28.6.10

Pesquisa sobre o novo Portal de Periódicos da CAPES

Prezados,

estou desenvolvendo uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília intitulada: Personalização de serviços de informação oferecidos na web: estudo do Portal de Periódicos da CAPES.
A pesquisa tem como objetivo verificar nas instituições de ensino superior federais participantes do Portal o impacto da personalização proposto pela atualização do Portal na prestação dos serviços de informações oferecidos pelos mediadores destas instituições, possivelmente os bibliotecários, aos usuários finais do Portal nestas instituições.
Caso deseje contribuir o questionário pode ser acessado pelo link: http://www.surveymonkey.com/s/questionario_novo_portal_periodicos_capes

Agradeço de antemão a todos que puderem contribuir.

Katyusha Souza

4.6.10

RBPG lança edição especial sobre o Portal de Periódicos da CAPES



RBPG

A RBPG lançará edição especial sobre o Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Será uma publicação especial em comemoração ao aniversário de 10 anos do Portal. O objetivo desta publicação é retratar o Portal e mostrar as experiências e desafios do maior Portal de informação científica do mundo por meio de artigos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados devem submeter artigos até o dia 31 de julho de 2010 e devem seguir as normas de publicação da RBPG disponíveis na URL: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Edital019_PublicacoRBPG.pdf.

O Portal de Periódicos da CAPES foi lançado em novembro de 2000 com o objetivo de democratizar o acesso à informação cientifica e faz parte do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos. O acesso ao Portal está disponível para mais de 300 instituições de ensino e pesquisa no país e oferece acesso a mais de 23.000 periódicos científicos e 130 bases de dados referenciais em diversas áreas do conhecimento. Em 2009 o Portal teve o total de 65.029.660 acessos e uma média mensal de 5.419.138 acessos, o que totaliza 123 acessos por minuto.
A Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) foi lançada em agosto de 2004 com o objetivo de divulgar estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação.
De periodicidade semestral, está estruturada em quatro seçõs: Estudos, Experiências, Debates e Documentos. A cada número novos temas são tratados dentro do escopo do periódico. Tem sido distribuída para bibliotecas do país e do exterior e também está disponível pela URL: http://www2.capes.gov.br/rbpg/index.php/inicial


Baseado em: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/3773-revista-brasileira-de-pos-graduacao-recebe-artigos-sobre-portal-de-periodicos