28.4.09

Boletim 2 - WWW2009, a Conferência Mundial da Web

Alguém sabe dizer sobre o último informe? Estou aguardando ansiosa.

---------- Forwarded message ----------
From:
Date: 2009/4/24
Subject: [W3C.br] Boletim 2 - WWW2009, a Conferência Mundial da Web
To: w3cbr-l@nic.br

W3C Escritório Brasil
Informe 2 - 24 de abril de 2009


Acaba hoje, 24, a WWW2009, a mais importante conferência mundial
sobre a web, em Madri, Espanha.

Alguns destaques rápidos desde o Informe número 1 que cobriu os 2 primeiros dias:

1) A web completou 20 anos de existência, desde que foi inventada por Tim Berners-Lee. Apesar de tanto tempo, Tim ainda é a grande estrela no circuito. No período do evento em Madri, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Politécnica de Madri. Foi o palestrante de destaque em duas sessões, além de particpar ativamente de várias sessões.

2) Alguns temas foram o centro da conferência e apoontam para o que será o foco da web no futuro: Web semântica e liked data; as diversas dimensões de Search (engine, optimization), mobile web e redes sociais. Particularmente um expoente inesperado: os widgets terão um impacto em Mobile web tanto quanto o Ajax teve para a Web.

3) E não foi diferente do esperado. As operadoras, em um painel específico sobre elas e a web, fecharam questão que no que depender delas não existirá "open data". "Os meus bits são meus". E mais, não existe rede social de graça, alguém tem que pagar a conta. "There is no free lunch". Nada de novo, certo?

4) Vinton Cerf, um dos pais da Internet, em painel destacou o crescente volume dos vídeos na Internet. São 15 horas de novos vídeos postas por minuto no YouTube. Mas prevê que o modelo de "streaming de vídeo" não terá muito futuro. O negócio deverá mover-se para a transferência de arquivo de fato.

5) E começa um movimento para a existência da Ciência da Web. Assim como no passado criou-se a Ciência da Computação e a Ciência da Informação, há muitos defendendo a especificidade e a multidisciplinaridade do que seria a "Ciência da Web".

Aguarde informações mais detalhadas e links e demos interessantes após o final da Conferência hoje.

equipe W3C Brasil
na conferência WWW 2009
Madri, Espanha
______________________________
Lista de notícias do W3C Escritório Brasil
w3cbr-l@nic.br
https://mail.nic.br/mailman/listinfo/w3cbr-l

21.4.09

Conselho, Associação e Sindicato

Há um tempo fiquei com dúvidas sobre a atuação de cada um destes (conselho, associação e sindicato) em conversa com um amigo, Massayuki Franco, e fui atrás, fazer um levantamento, pra entender melhor a relação entre um e outro. Encontrei o texto abaixo mas agora não me recordo de onde foi (que falha!). Enfim, acho que é interessante pelo menos ter idéia da atuação de cada um.

Conselhos: os conselhos regionais foram criados para regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional. São entidades fiscalizadas pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior: dele emanam resoluções para os regionais. Cabe a ele julgar em grau de último recurso procedimentos éticos e administrativos. Os conselhos regionais têm seu espaço de atuação delimitado por leis constitucionais. Muitas vezes, estão impedidos legalmente de fazer mais pela profissão, senão estarão invadindo a área de outras instituições, como associações e sindicatos.
Associações: são sociedades de cunho científico criadas com o objetivo de auxiliar os profissionais e estudantes com atividades que agreguem valor aos seus currículos, como cursos, palestras, congressos e jornadas, encontros, simpósios e demais eventos científicos.
Sindicatos: têm como missão principal a luta pela melhoria das condições de trabalho, da remuneração dos profissionais, das relações entre proprietários de empresas privadas, públicas e colaboradores, e à defesa da classe, entre outras atividades. Elas têm como atribuição específica verificar jornada ideal de trabalho do profissional, piso salarial, acordos anuais, fazendo prevalecer todos os direitos trabalhistas garantidos pela CLT.

Depois desse levantamento, fiquei com a sensação de que o que falta à classe são sindicatos. O que acham?

6.4.09

Prêmio CAPES 2008/2009 de Pesquisa em Ciência da Informação



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou a criação, em parceria com a editora Emerald, de prêmio científico destinado a pesquisadores na área de Ciência da Informação. O anúncio foi feito pelo Presidente da CAPES, Jorge Guimarães, no dia 11 de novembro, durante a comemoração do 8º Aniversário do Portal de Periódicos

Será eleito o melhor projeto de pesquisa da área, que pode ser individual ou em grupo. Ele será avaliado segundo critérios como relevância social, originalidade, aplicabilidade e adequação teórica e metodológica. O vencedor receberá um prêmio de 2.500 libras. Também terá a oportunidade de receber um treinamento especial do staff editorial da Emerald na elaboração de um artigo para ser publicado em periódico científico internacional.

A data limite para candidatar-se é 1 de maio de 2009. A lista de candidatos estará disponível em fim de maio de 2009 e os ganhadores serão anunciados no evento de aniversário da CAPES, em julho de 2009.

O lançamento do prêmio faz parte da estratégia da CAPES, por meio do Portal de Periódicos, de estimular a qualidade e a inserção internacional da pesquisa científica brasileira. A Emerald integra o Portal e coloca à disposição dos usuários uma coleção de 175 títulos e duas bases de dados

Clique aqui para ter acesso às regras e ao formulário de submissão do Prêmio CAPES 2008/2009 de Ciência da Informação


Adaptado de: http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/paginaInicial/novidades/not002.htm