30.9.07

Simplicidade, não me faça pensar...


Hoje, pesquisando na Net descobri o livro do John Maeda (aí ao lado). O livro parece ser bem interessante e leva em consideração aqueles critérios levantados pelo Steve Krug em seu livro Não me faça pensar. Acredito que estes autores estão na verdade se preocupando com o que já podemos ver na internet: muita coisa, ao mesmo tempo, nos invadindo e sobrepondo. Pensando assim podemos colocar também que Richard Wurman com o livro Ansiedade de Informação e Peter Morville com Findability nos ajudam a entender o que anda acontecendo. São assuntos que se complementam e que na verdade parecem ser um só: a gestão da informação, de forma simples e descomplicada.
Ainda não tive acesso ao livro do Maeda, mas se alguém já o tiver e puder comentar por aqui eu agradeceria muito.

10.9.07

O que pode ajudar a mudar a imagem do bibliotecário?

Grande luta hoje para escolher meu tema de mestrado pois muitas coisas me apetecem e muitas dúvidas surgem. Sejam sobre o papel do profissional de biblioteconomia no mercado de AI e GC, seja sobre as competências necessárias aos profissionais destas áreas.
Acredito seriamente que o lugar dos bibliotecários não é somente na biblioteca, aliás esses são os lugares onde menos se precisa deles atualmente. Também acredito que ficar discutindo terminologias não mudará sua imagem, muito menos sua formação. Somente a formação extra-curricular poderá combater idéias retrógradas e infundadas. Será que pesquisas ajudam neste combate?