3.5.06

Ainda sobre estresse...

Estive lendo o artigo Cérebro ‘burro’ é principal fator de estresse de Nuno Cobra, onde ele aborda a incapacidade do nosso cérebro de parar de trabalhar. Digo isso porque segundo o artigo, nosso cérebro "adora" antecipar problemas causando nosso estresse diário, está sempre pronto pra ação, vagamente para o planejamento, levando tudo tão a sério, se preocupando, se ocupando demais.

O mais interessante é quando Cobra diz que nosso cérebro é mais do que burro e que o desastre orgânico que ele provoca ao se preparar para uma suporta luta acaba com nossos neurônios :

"Uma vez que quando você está pensando no combate – entrevista, reunião, concurso, apresentação, palestra – que irá travar na quinta feira da outra semana, o seu cérebro não sabe que você está só pensando; ele tem certeza que você está se lançando em pleno combate e necessita de todas suas forças."

A relação com o livro de Wurman é inegável, pois a ansiedade está diretamente ligada ao incansável "trabalho" de pensar. Será que a gestão disso, do pensamento, da informação, do conhecimento, auxilia realmente? Tenha certeza disso. Afinal, hoje, com o volume de informações, sejam tácitas ou explícitas, não há como não organizar. Afinal, como encontrar o que se procura, como se informar de interesses definidos, sem ficar desesperado se não houver uma gestão?

Sem comentários: